Museu Nacional Soares dos Reis e Quarteirão Bombarda desenvolvem projeto Afinidades

Saber | Museus
  • Data

    17.04.24

O Museu Nacional Soares dos Reis estabeleceu uma parceria com a Associação Quarteirão Criativo para o desenvolvimento de um projeto inédito, com duração de cinco anos.

O objetivo é ativar a comunidade local, aproximando-a da identidade e quotidiano do Museu, bem como potenciar a sua abertura ao diálogo interdisciplinar e à inovação dos discursos artísticos presentes no quarteirão criativo da cidade do Porto.

O projeto Afinidades é um ciclo de cinco edições, com temáticas anuais, compostas por exposições, workshops e conversas que exploram momentos de sintonia, empatia e semelhança entre a cultura da comunidade criativa do quarteirão Bombarda e a história e acervo do Museu Nacional Soares dos Reis.

Em 2024, o tema será a Joalharia Contemporânea, tendo a artista Inês Nunes como Curadora. O período de manifestação de interesse por parte dos participantes decorre entre finais de abril e meados de junho. A ativa comunidade artística será, assim, chamada a desenvolver propostas criativas e inovadoras de joalharia contemporânea em estreita relação com obras selecionadas do acervo do Museu Nacional Soares dos Reis. O resultado dessas participações será, posteriormente, apresentado numa exposição anual que demonstre as "afinidades" entre a peça do Museu e as criações dos diversos artistas, a qual englobará um programa paralelo de conversas e workshops relacionados com o tema.

O projeto é desenvolvido pelo Museu Nacional Soares dos Reis em parceria com a Associação Quarteirão Criativo, contando com o apoio mecenático do Super Bock Group, bem como o apoio do Círculo Dr. José de Figueiredo – Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis.

Fonte: MNSR

Sugestões de Agenda