-
Data
17.12.21
David Bene é o vencedor, por unanimidade do júri, do Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura 2021, pelo seu trabalho "O Vazio de um Céu sem Hinos", numa edição dedicada à poesia.
O júri referiu que "Partindo do diagnóstico de Wallace Stevens segundo o qual a poesia tomou o lugar do sagrado, O Vazio de um Céu sem Hinos, de David Bene, uma sequência de poemas intertextuais, meditativos, surpreendentes, procura uma linguagem carregada de sentido, umas vezes impessoal, outras sarcástica, entre a memória desvanecida do sublime e a violência concreta da circunstância e da História".
O Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura contou com Pedro Mexia, escritor e crítico, como presidente do júri, o poeta e editor Jorge Reis-Sá e a professora universitária Joana Matos Frias.
Além do valor pecuniário do prémio David Bene deverá ver, já no próximo ano, a publicação do seu trabalho pela editora pública portuguesa.
Este galardão, instituído em 2015, distingue, rotativamente, trabalhos inéditos nas áreas de atuação onde Vasco Graça Moura mais se destacou: Poesia, Ensaio e Tradução.
Fonte: INCM