Conferência de Alto Nível “Inteligência Artificial e o Futuro do Jornalismo – A IA tomará posse do 4.º poder?”

Saber | Cultura
  • Data

    26.04.21

Por ocasião da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia terá lugar, nos dias 11 e 12 de maio, no Palácio Nacional da Ajuda, a Conferência de Alto Nível “Inteligência Artificial e o Futuro do Jornalismo – A IA tomará posse do 4.º poder?”.

Esta Conferência tem como objetivo obter um melhor entendimento e uma sensibilização alargada sobre a adoção e o impacto da IA na produção, distribuição e consumo de notícias e promover uma reflexão sobre o jornalismo do futuro na era digital. Na conjugação dos diversos temas, procura-se identificar as oportunidades e os riscos a médio e longo prazo e antecipar os desafios para as políticas públicas, ao nível da União Europeia e dos Estados Membros. Simultaneamente, será discutido o impacto deste tipo de tecnologias na natureza do jornalismo, nos modelos de negócio, no serviço público de media, no pluralismo e na democracia.

A cerimónia de abertura desta Conferência será presidida pelo Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva. O encerramento estará a cargo da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, da Vice-Presidente para os Valores e a Transparência da Comissão Europeia, Vera Jourová, e da Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Reunindo representantes de alto nível do setor dos media noticiosos, organizações representativas dos jornalistas, centros de formação de jornalismo, responsáveis da academia, representantes dos governos e autoridades nacionais e internacionais, o programa da Conferência e o formulário de inscrição podem ser acedidos aqui.

Tratando-se de um evento online e gratuito com transmissão em plataforma virtual, esta Conferência será aberta a todos os cidadãos que tenham feito a sua inscrição até ao dia 10 de maio. Sendo trilingue, em português/inglês, terá também interpretação para língua gestual portuguesa e gesto internacional.

Veja Também