Ministério da Cultura estabelece protocolo com COSEC

Saber | Cultura
© Freepik
  • Data

    03.04.19

O Ministério da Cultura e a COSEC – Companhia de Seguro de Créditos S.A., assinam hoje, dia 3 de abril, pelas 18h15, no Picadeiro Real, Antigo Museu dos Coches, em Lisboa, um protocolo de parceria que prevê a exposição das quinze obras que integram a coleção de tapeçaria e pinturas da COSEC.

Em causa estão seis tapeçarias e nove pinturas de artistas portugueses do final do século XIX e XX, sendo que o protocolo estará em vigor durante os próximos cinco anos, inserindo-se numa estratégia coesa e coerente do Ministério da Cultura para a promoção das diversas coleções artísticas e patrimoniais, existentes em Portugal e no estrangeiro, de caráter público e privado.

O compromisso agora estabelecido é mais um importante passo no desenvolvimento de parcerias que permitem o enriquecimento da oferta cultural do país e fomentam o acesso à arte por um cada vez maior número de cidadãos.

Fazem parte da Coleção COSEC seis tapeçarias da autoria de Helena Vieira da Silva, Composição de 1951, de Rogério Ribeiro, Encontro dos Astros, de Cruzeiro Seixas, Este Astro, de Carlos Botelho, Lisboa, de Menez, Paisagem, e de Júlio Pomar, Pega de Touros. As nove obras de pintura são da autoria de Amadeo Souza Cardoso, Mucha, Manuel d’Assunção, Sem título, Ricardo da Cruz Filipe, Portrait7, Columbano Bordalo Pinheiro, Retrato, José Malhoa, Os Oleiros, Abel Manta, Telhados de Lisboa, Silva Porto, Sem título, Eduardo Viana, S. João no Porto, e Maria Helena Vieira da Silva, Les Presses.

Fonte: Ministério da Cultura

Veja Também