Estoril Sol relança Prémios Literários Fernando Namora e Agustina Bessa-Luís 2019

Saber | Prémios
©Pixabay
  • Data

    04.04.19

A Estoril Sol volta a instituir, no presente ano, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís e o Prémio Literário Fernando Namora, em homenagem aos dois grandes escritores de Língua Portuguesa. 

O Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís tem o valor de 10 mil euros e, nos termos do Regulamento, a obra vencedora será publicada pela Editora Gradiva, conforme o protocolo existente com a Estoril Sol. No ano de 2018, o romance vencedor do Prémio foi atribuído a Judite Canha Fernandes com o livro “Um Passo para Sul”.

O Prémio Literário Fernando Namora é atribuído regularmente desde 1988, reservado a romances publicados, tem o valor de 15 mil euros, o romance vencedor de 2018 foi "A Última Viúva de África" de Carlos Vale Ferraz.

O Júri de ambos os prémios, é composto por Guilherme D`Oliveira Martins, que preside (em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura), e integra, ainda, José Manuel Mendes (Associação Portuguesa de Escritores); Maria Carlos Gil Loureiro (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas); Manuel Frias Martins (Associação Portuguesa dos Críticos Literários); e, ainda, Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz, convidados a título individual e Nuno Lima de Carvalho e Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

O prazo de candidatura termina a 31 de maio de 2019. 

Veja Também