ÉS.CULTURA’18 passa a ser permanente

Saber | Cultura
  • Data

    08.04.19

O programa ÉS.CULTURA’18 que permite o acesso anual gratuito a equipamentos e atividades culturais para jovens de 18 anos irá passar a ser permanente já a partir do proximo mês de maio. 

O ÉS.CULTURA’18 foi uma das medidas vencedoras do Orçamento Participativo Portugal de 2017 e encontra-se em vigor desde abril de 2018. Tinha uma duração inicialmente prevista de 12 meses mas, face à elevada adesão, a área governativa da Cultura decidiu tornar a medida permanente.

Além dos organismos tutelados pelo Ministério da Cultura, o programa tem a adesão de 64 municípios e 11 entidades privadas. Entre museus, monumentos, palácios ou teatros a oferta total ultrapassa os 350 equipamentos, sendo que para obter a entrada gratuita, basta apresentar o cartão do cidadão.

Sobre a nova medida Ângela Ferreira, Secretária de Estado da Cultura referiu que “ao tornar-se numa medida de carácter permanente, o ÉS.CULTURA’18 contribui para a formação e atração de novos públicos, fomentando hábitos culturais e promovendo maior proximidade dos jovens à Cultura”.

O ÉS.CULTURA’18 é uma das três medidas do projeto “Cultura para Todos” que, em 2017, venceu o Orçamento Participativo Portugal na área da Cultura, e que foi proposta por João Gonçalo Pereira e Tiago Veloso. 

Sugestões de Agenda