Poeta e ensaísta Manuel Gusmão distinguido com Medalha de Mérito Cultural

Saber | Outros
  • Data

    30.01.19

O poeta e ensaísta Manuel Gusmão irá receber, no próximo dia 5 de fevereiro, a Medalha de Mérito Cultural, numa cerimónia que decorrerá na Biblioteca da Ajuda (Lisboa) e que contará com a presença da Ministra da Cultura, Graça Fonseca. 

Manuel Gusmão, nascido em Évora há 73 anos, é membro da Associação Internacional de Literatura Comparada e do Centro de Estudos Comparados, e colabora com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo fundado a APLC e o Grupo Universitário. 

Ao longo da sua carreira recebeu o Prémio do P.E.N. Clube Português para Melhor Obra de Poesia, em 1997, com "Mapas, o Assombro e Sombra", o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio de Poesia Luís Miguel Nava relativos a 2001, com "Teatros do Tempo", entre muitos outros. Em 2011 recebeu o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, por "Tatuagem e Palimpsesto: da Poesia em Alguns Poetas e Poemas", e em 2014 o Prémio de Poesia António Gedeão, pelo "Pequeno Tratado das Figuras".

A nota ministerial salienta o reconhecimento do Governo português pelo "inestimável trabalho de uma vida dedicada à produção literária e à poesia, difundindo amplamente, em Portugal e no estrangeiro, a Língua e a Cultura portuguesas, ao longo de mais de cinquenta anos".

 

Sugestões de Agenda