Tarouca

Ponte Fortificada de Ucanha

Monumentos | Património

A mais conhecida passagem do rio Varosa é a ponte de Ucanha, provavelmente edificada durante os séculos XIV-XV, substituindo uma outra de filiação romana.

A torre que lhe está adossada foi construída em 1465 por iniciativa do abade do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, D. Fernando, marcando a entrada no couto monástico e servindo como depósito do pagamento da portagem que os viandantes aqui entregavam para a transporem.

Por ordem deste abade foi erigido em 1472 um hospital nas proximidades da ponte, para auxílio dos pobres e viajantes, possivelmente no local onde hoje se mantém uma porta de cariz medieval.

Aqui passava a estrada, já desde a época romana, que de Lamego se dirigia para o interior, passando por Moimenta da Beira e Trancoso, podendo-se ainda hoje observar alguns troços de calçada bem conservados. Inevitavelmente, também aqui parte um caminho em direção ao Mosteiro de Santa Maria de Salzedas.

A Ponte Fortificada de Ucanha integra o projeto Vale do Varosa desde abril de 2014.

Como chegar

Plus Code: 27X3+93 Gouviães

R. da Torre e do Fundo da Rua, Gouviães

Ver direções
Tarouca - Ver direções
Horário

Terça-feira a domingo: 10h00 - 13h00 / 14h00 - 18h00
Encerra nos dias 01 de janeiro, 01 de maio, Domingo de Páscoa, Feriado Municipal de Tarouca (29 de setembro) e Dia de Natal (25 de dezembro)

Preço

Entrada livre

Contacto

Tel.: (+351) 254 600 230
Email: valedovarosa.visitar@culturanorte.gov.pt
Website: valedovarosa.gov.pt

Sugestões de Agenda