-
Data
06.05.25
O Pavilhão de Portugal na Exposição Mundial de Osaka é um dos favoritos dos visitantes, contabilizando mais de 200 mil pessoas que já entraram no Pavilhão de Portugal em três semanas.
O Pavilhão de Portugal tem como tema “Oceano: Diálogo Azul”. Retomando a agenda de valorização dos Oceanos da Expo’98, em Lisboa, e promove a iniciativa de Portugal em políticas marítimas, alicerçadas na importância dos mares e dos oceanos como fonte da biodiversidade, motores da economia e de inovação, fundamentais para a concretização do conceito Sociedade 5.0.
Projetado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, selecionado através de concurso internacional, o Pavilhão é uma estrutura dinâmica que, através de cordas suspensas e redes recicladas, evoca o movimento das águas expostas à ação do vento e à luz do sol, mas também a tradição marítima de Portugal.
No Dia Nacional de Portugal, o Governo português fez-se representar pela Ministra da Cultura, pelo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e pelo Secretário de Estado da Economia. Além do Embaixador de Portugal em Tóquio, estiveram presentes diversos dirigentes de instituições portuguesas, designadamente a Presidente do Instituto Camões, o Presidente da AICEP, o Presidente da Câmara de Lisboa e a vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal.
A Ministra da Cultura discursou no Pavilhão Central e visitou os pavilhões de Portugal, do Japão e do Brasil.
Fonte: Ministério da Cultura