-
Data
27.02.25
A Ministra da Cultura anunciou o júri da Bienal de Arte de Veneza 2026, antecipando o processo de seleção da equipa que representará Portugal na 61.ª edição da Exposição Internacional de Arte.
O júri é composto por José Bragança de Miranda, pensador, investigador, ensaísta e professor catedrático, Andreia Magalhães, curadora e diretora artística do Centro de Arte Oliva em São João da Madeira, Joaquim Moreno, arquiteto, investigador e curador, com atividade docente em várias universidades, Nuno Faria, curador, ensaísta e diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, e Marta Mestre, curadora em diversos museus, em Brasil e Portugal, atual curadora do MAC/CCB.
Foi ainda apresentado o projeto vencedor da Bienal de Arquitetura de Veneza 2025, que irá decorrer entre 10 de maio e 23 de novembro, com a curadoria geral de Carlo Ratti, sob o tema “Intelligens. Natural. Artificial. Collective". O projeto português para a 19.ª Exposição Internacional de Arquitetura intitula-se “Paraíso. Hoje” e foi selecionado pelo novo modelo de concurso aberto.
A equipa de curadoria é composta por Paula Melâneo, Pedro Bandeira e Luca Martinucci, com a participação dos curadores-adjuntos Catarina Raposo e Nuno Cera.
Fonte: Ministério da Cultura