Bolsas de criação literária para banda desenhada e literatura infantil e juvenil

Saber | Apoios
©Mariana Branco / Portal do Governo
  • Data

    26.02.25

No dia 11 de fevereiro decorreu a apresentação do programa de Bolsas Anuais de Criação Literária do Ministério da Cultura, tendo a Ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, anunciado que a Banda Desenhada, bem como a Literatura Infantil e Juvenil seriam, pela sua relevância, objeto de programas específicos de apoio à criação literária.

Agora, a Ministra da Cultura criou um novo programa de atribuição de bolsas de criação literária do Ministério da Cultura, cuja Portaria será em breve publicada, dedicado à Banda Desenhada e à Literatura Infantil e Juvenil.

São criadas 18 novas bolsas: 9 para Banda Desenhada e 9 para Literatura Infantil e Juvenil, com uma distribuição equitativa a nível territorial que assegure um número mínimo de bolsas por região NUTS II.

À semelhança das restantes bolsas de criação literária, apresentadas publicamente em Lisboa no passado dia 11, não será aplicado qualquer regime de exclusividade, permitindo aos bolseiros conciliar a bolsa com remuneração mensal de outras atividades profissionais.

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) será responsável pela coordenação do programa e pela atribuição das bolsas. O montante global deste novo programa será de 270 mil euros.

Fonte: Portugal.gov.pt

Sugestões de Agenda