-
Data
17.01.25
No dia 16 de janeiro foi apresentado, no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, o projeto PATRIMÓNIO CULTURAL 360, no âmbito do qual estão a ser digitalizados bens culturais móveis de 65 Museus, Monumentos, Palácios e Sítios Arqueológicos portugueses que serão disponibilizados online de forma universal e gratuita.
O projeto é promovido pelo Património Cultural, IP (PC, IP) em parceria com a Museus e Monumentos de Portugal, EPE (MMP, EPE), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e pretende, a partir de 2026, disponibilizar online 13 filmes documentário, 65 visitas virtuais e a digitalização 2D e 3D de 59.500 bens culturais móveis afetos a 65 Museus, Monumentos, Palácios e Sítios Arqueológicos nacionais, sob tutela do Ministério da Cultura.
Com o valor total de 11.777.250,00€, financiado pela Medida “C04-i01-m02 – Digitalização de Artes e Património”, do Investimento “RE-C04-i01 – Redes Culturais e Transição Digital”, da Componente “4 Cultura”, do PRR, o projeto PATRIMÓNIO CULTURAL 360 tem como objetivo contribuir para modernizar a infraestrutura tecnológica dos equipamentos culturais públicos em Portugal e promover a sua transição digital.
A Diretora Geral do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, Maria de Lurdes Camacho, referiu a importância dos investimentos do PRR, que inclui a componente C04, Cultura, com o objetivo de “valorizar as artes, o património e a cultura enquanto elementos de afirmação da identidade, da coesão social e territorial e do aumento da competitividade económica”.
A Secretária de Estado da Cultural, Maria de Lurdes Craveiro, que marcou presença na cerimónia, destacou que “a digitalização não é apenas uma ferramenta técnica, mas um movimento essencial para garantir que a riqueza cultural da humanidade seja preservada e compartilhada de maneira acessível, inclusiva e inovadora, afirmando-se relevante no séc. XXI e para as gerações futuras”.
Aceda aqui à página do projeto: Making Of – Património 360 – Making Of – Património 360.
Fonte: PC, I.P.