-
Data
22.11.24
O cantor, compositor e poeta espanhol Luis Pastor foi distinguido com o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura 2024, anunciado após a deliberação do júri reunido no dia 22 de novembro.
O prémio, criado em 2006 e atribuído bienalmente e com um valor de 75 000 euros, reconhece figuras ou instituições que promovam a ligação cultural entre Portugal e Espanha. Este galardão destaca a longa e influente carreira musical de Luis Pastor, que atravessa mais de cinco décadas, celebrando o seu contributo para os valores democráticos em ambos os países.
Luis Pastor, natural de Berzocana, na região da Estremadura espanhola, começou a sua carreira nos anos 1970, sendo um dos principais expoentes da geração de cantautores da resistência antifranquista. A sua discografia inclui mais de 20 álbuns, marcados pela combinação de poesia e música comprometida com causas sociais. Entre os seus trabalhos mais emblemáticos estão “Vallecas 76” (1976), “Aguas abril” (1988) e os disco-livros dedicados a José Saramago, “En esta esquina del tiempo” (2006) e “A viagem do elefante (2015)”. Pastor também colaborou com artistas portugueses como Dulce Pontes e João Afonso, além de contribuir com composições para nomes como Cesária Évora e Ivan Lins. O seu álbum mais recente, Extremadura Fado (2024), reflete a fusão das suas influências musicais, unindo o fado português e a morna cabo-verdiana às raízes da sua terra natal, num trabalho profundamente emocional e culturalmente rico.
O júri da edição de 2024 foi composto por jurados de Portugal – Ana Paula Laborinho, José Pedro Crof e Sandra Guimarães e de Espanha - Ángeles González-Sinde Reig, Luís García Montero e María Ángeles Albert León.
Com esta distinção, Luis Pastor junta-se a uma prestigiada lista de premiados, incluindo José Bento, Álvaro Siza Vieira, Carlos Saura, Lídia Jorge e Mariza.
Consulte a lista completa e mais informações, AQUI.