-
Data
04.09.24
No dia 6 de setembro de 2024, a Orquestra Sinfónica da RTVE e a pianista portuguesa Marta Menezes serão as estrelas de um dos principais eventos do Festival IKFEM que decorre em Valença do Minho, interpretando clássicos espanhóis e portugueses.
Trata-se de um programa musical sinfónico criado para a ocasião, no âmbito da "Programação Cultural Cruzada Portugal-Espanha – 50 anos de democracia", que evoca a história comum e os processos de transição para a democracia em Portugal e Espanha.
A apresentação da Orquestra Sinfónica da RTVE, que decorrerá em simultâneo com o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa em Madrid, também celebra os aniversários de grandes compositores oriundos dos dois países (os espanhóis Andrés Gaos e Juan Crisóstomo de Arriaga e os portugueses Fernando Lopes-Graça e Joly Braga Santos)
O concerto terá lugar no Teatro de Tui (alteração local) e os bilhetes estão à venda pelo preço simbólico de 5 euros AQUI.
Programa:
Andrés Gaos (1874-1959) – 150º aniversário do seu nascimento
Impressão Nocturna
Fernando Lopes-Graça (1906-1994) – 30º aniversário da sua morte
Concertino para piano, cordas, metais e percussão
Juan Crisóstomo de Arriaga (1806-1826)
Sinfonia em Ré
Joly Braga Santos (1924-1988) – 100º aniversário do seu nascimento
Concerto para cordas em Ré M, op.17
Orquestra Sinfónica da RTVE
A Orquesta Sinfónica y Coro Radio Televisión Española é uma formação sinfónico-coral dedicada à execução e difusão de música de qualidade. Toda a sua produção musical é difundida através da Televisión Española e da Radio Clásica, da Radio Nacional, desenvolvendo uma intensa atividade na gravação de temas para rádio e televisão, bem como de bandas sonoras para séries e filmes. A Orquesta Sinfónica RTVE está regularmente presente nos principais festivais espanhóis, como os de Cuenca, Granada, Úbeda, Soria ou Santander. A sua dimensão internacional constrói-se através de intercâmbios com a União Europeia de Radiodifusão, e das suas atuações no estrangeiro, em digressões, festivais e concertos nos Estados Unidos, Suíça, Japão, França, Roménia, Itália e Portugal.
Desde setembro de 2023, o seu maestro principal é Christoph König.
Marta Menezes
Destacada pianista portuguesa, reconhecida pelos recitais que dialogam entre a tradição e a originalidade, privilegiando as nuances e a sensibilidade musical. O seu repertório, que evidencia a sua afinidade com Beethoven, vai do Barroco à atualidade, incluindo frequentemente obras de compositores menos conhecidos, sobretudo portugueses. Tem colaborado com orquestras e maestros de renome, como a Orquestra Nacional de Espanha e a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresentando-se em salas de concerto e festivais internacionais.
Promove ativamente a música portuguesa, destacando-se o seu projeto "5 Encores para Beethoven". Formou-se em Lisboa e em Londres, culminando os seus estudos nos Estados Unidos, onde se doutorou. Ao longo da sua carreira, tem sido distinguida com múltiplos prémios, incluindo o 1º prémio no Concurso Beethoven do Royal College of Music e o reconhecimento internacional pelo seu CD de obras de Beethoven e Lopes-Graça.