-
Data
01.07.24
Em acordo com Sua Excelência o Presidente da República, o Conselho de Ministros aprovou no domingo, 30 de junho, por via eletrónica, a deliberação que declara Dia de Luto Nacional a 2 de julho, próxima terça-feira, dia em que se realizam as exéquias do Mestre Manuel Cargaleiro.
Artista multifacetado, conhecido do grande público sobretudo pela sua obra como pintor e ceramista, Cargaleiro dominou a cor e a geometria de forma marcante, imprimindo à arte contemporânea portuguesa um traço inconfundível. Ao longo da sua carreira, as suas criações expressaram sempre a sua visão poética do mundo, construindo um legado reconhecível por diversas gerações de portugueses.
Representado em coleções nacionais, entre elas a Coleção de Arte Contemporânea do Estado, e internacionais, o seu trabalho foi reconhecido e homenageado, tendo sido condecorado como Comendador da Ordem de Santiago da Espada de Portugal (1983), Grau de Officier des Arts et des Lettres, atribuído pelo governo francês, em 1984, Grã-Cruz da Ordem do Mérito (1989), Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (2017), Medalha de Mérito Cultural (2019), Medalha Grand Vermeil (2019) e a Grã-Cruz da Ordem de Camões (2023).
Com uma intensa atividade artística, que manteve ao longo de toda a sua vida, a sua obra representa um legado essencial para aquilo que de melhor se fez na arte portuguesa do século XX, deixando uma marca ímpar, que cruza referências e gerações.
Sendo um homem do mundo, foi também um cidadão sensível às suas origens, tendo escolhido Castelo Branco para instalar o seu Museu e a sua coleção, permitindo a tantos visitantes um conhecimento mais vasto da sua obra. Deixa um legado que muito prestigia a arte portuguesa e Portugal. Na mesma ocasião, o Governo deliberou ainda expressar o profundo pesar pelo falecimento do atleta e antigo internacional português Manuel Fernandes, que se distinguiu como jogador e treinador de futebol e, particularmente, como capitão do Sporting Clube de Portugal. O Governo apresenta as mais sentidas condolências às suas famílias e amigos.
Fonte: Portugal.gov.pt