-
Data
31.10.23
O projeto Fair MusE, financiado ao abrigo do Horizonte Europa, visa investigar e promover a justiça do ecossistema musical numa Europa dominada por plataformas e pós-pandemia, sendo direcionada para criadores musicais e partes interessadas a partir de uma perspetiva interdisciplinar.
O objetivo deste projeto de três anos é de produzir resultados baseados em evidências que levem a um "ecossistema musical mais transparente, competitivo e sustentável na Europa". O Fair MusE centra-se especificamente no domínio das plataformas em linha e dos seus algoritmos e investigará: (i) as respostas jurídicas propostas na UE; (ii) as mudanças que essas plataformas trouxeram para a indústria fonográfica e para os profissionais da música; e (iii) o impacto de tais algoritmos no consumo de música.
A Universidade Católica Portuguesa atua como Coordenadora do projeto de investigação Fair MusE sob a liderança do Investigador Principal Giuseppe Mazziotti, investigador do Centro de Investigação Católica para o Futuro do Direito e Professor Abreu em Direito e Inovação na Católica Global School of Law da Universidade Católica Portuguesa (UCP). A ele se junta Anastasiia Kyrylenko, pesquisadora de pós-doutorado com vasta experiência em pesquisa jurídica e altamente qualificada em direito de propriedade intelectual.
Assista, aqui, ao vídeo promo.
Saber mais: Fair MusE