Santander e FEI disponibilizam 250M€ de financiamento às empresas em Portugal

Saber | Apoios
  • Data

    09.03.23

O Santander Portugal e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) assinaram um acordo para disponibilizar 250 milhões de euros às empresas que atuam em três áreas de negócio: Sustentabilidade, Educação e Setores Culturais e Criativos. 

A Linha FEI Sustentabilidade visa apoiar projetos que contribuam para a mitigação e adaptação às alterações climáticas e para uma economia mais sustentável, circular e neutra em carbono. Incluem-se vários tipos de investimento: empresas classificadas como “sustentáveis”; no âmbito das energias renováveis, dos edifícios sustentáveis, da melhoria da eficiência energética na indústria, na mobilidade com zero ou baixas emissões de CO2; investimento sustentável na agricultura e silvicultura; e na acessibilidade social.

A Linha FEI Competências e Educação visa financiar projetos educativos, de formação e de requalificação, de modo a atrair e capacitar mais pessoas para o mercado de trabalho, respondendo assim às necessidades específicas do país e da economia em geral.

A Linha FEI Setores Culturais e Criativos pretende apoiar empresas que investem nestas áreas (tais como restauro, bibliotecas, imprensa, arquitetura, artes do espetáculo, audiovisuais, entre outros), com o duplo propósito de contribuir, por um lado, para a preservação da diversidade cultural do país e, por outro, para o desenvolvimento de setores com elevada componente de capital humano.

As linhas de crédito têm o apoio financeiro da União Europeia, no âmbito do Fundo Invest EU. Este financiamento irá apoiar múltiplos aspetos da transição verde, desenvolver competências e impulsionar os setores criativos e culturais.

Saber mais: Santander

 

Sugestões de Agenda