Programa das Comemorações dos 50 Anos do 25 Abril

Saber | Outros
  • Data

    27.01.23

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que tiveram início em 2022 e se prolongarão até 2026, desenvolvem-se em torno de dois eixos estruturantes – Memória e Futuro – e constituem uma experiência comemorativa de âmbito nacional assente nos valores subjacentes ao Programa do MFA, que pôs fim à ditadura: paz, liberdade, democracia e progresso.

Cada um dos anos das celebrações assenta num tema prioritário. Os dois anos e meio iniciais das comemorações – até 25 de Abril de 2024 – são dedicados aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. Assim, depois de, em 2022, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril se ter debruçado sobre o contributo do movimento associativo estudantil, em 2023 irá evocar o papel do mundo do trabalho e do movimento sindical independente e anticorporativo no combate à ditadura, e assinalar momentos significativos na atuação da oposição partidária ao Regime do Estado Novo, bem como a constituição do Movimento dos Capitães.

O objetivo das Comemorações é celebrar a data e os seus múltiplos significados no século XXI. Todos são chamados a participar e a contribuir.

Saber mais: 50anos25abril

Fonte: 50anos25abril

Sugestões de Agenda