Projeto "Ponte... nas Ondas" foi aprovado pela UNESCO como Registo de Boas Práticas no Património Cultural Imaterial

Saber | Património
  • Data

    02.12.22

No âmbito da realização da 17.ª Sessão do Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural, foi aprovada a candidatura luso-galaica do projeto "Ponte... nas Ondas" ao Registo de Boas Práticas no Património Cultural Imaterial.

O Registo de Boas Práticas tem como objetivo o reconhecimento de programas, projetos e atividades que melhor refletem os princípios e objetivos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Este projeto junta-se assim à lista de 29 projetos e programas internacionais já aprovados desde 2009.

O Comité Intergovernamental da UNESCO salientou a qualidade do processo da candidatura "Ponte... nas Ondas", apresentado em conjunto por Portugal e Espanha, o qual valoriza o envolvimento das comunidades, grupos e indivíduos na salvaguarda do património cultural imaterial comum e partilhado nos dois lados da fronteira luso-galaica. Refere ainda que este modelo PNO!, enquanto experiência transfronteiriça, pode ser reproduzido internacionalmente para reforçar o diálogo entre gerações e a transmissão do património cultural imaterial, potenciando também o diálogo e cooperação entre comunidades de diferentes países.

Fonte: DGPC

Veja Também