Prémio Oceanos 2022: lista de semifinalistas

Saber | Livro
  • Data

    01.09.22

A 19.ª edição do "Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa" classificou 12 autores portugueses na lista dos semifinalistas.

No total, foram classificados 65 títulos de autores de diferentes nacionalidades: 45 escritores brasileiros, 12 portugueses, cinco moçambicanos, uma luso-angolana, um angolano e um cabo-verdiano.

Foram classificados 27 romances, 18 livros de poemas, 14 de contos, cinco de crônicas e uma dramaturgia. Concorrem agora obras publicadas por 40 diferentes editoras – 25 do Brasil, 11 de Portugal, três de Moçambique e uma de Cabo Verde.

Nesta edição, oito autores semifinalistas estão publicados em mais de um país de língua portuguesa – número mais representativo desse intercâmbio literário entre todas as edições do prémio. Editados no Brasil e em Portugal, concorrem A pediatra, da brasileira Andréa Del Fuego (Companhias das Letras Brasil e Portugal), As doenças do Brasil, do português Valter Hugo Mãe (Biblioteca Azul e Porto), Atirar para o torto, da portuguesa Margarida Vale do Gato (Macondo e Tinta-da-china), Mundo, da portuguesa Ana Luísa Amaral (Assírio & Alvim Brasil e Portugal), Museu da Revolução, do moçambicano João Paulo Borges Coelho (Kapulana e Editorial Caminho), e Vista Chinesa, da brasileira Tatiana Salem Levy (Todavia e Elsinore).

O caçador de elefantes invisíveis, do moçambicano Mia Couto, foi editado em Moçambique e Portugal (Fundação Fernando Leite Couto e Editorial Caminho), e Safras de um triste outono, do cabo-verdiano Arménio Vieira, foi publicado em Cabo Verde e no Brasil (Rosa de Porcelana e Casa Brasileira de Livros).

Mundo, da renomada escritora portuguesa Ana Luísa Amaral, concorre de maneira póstuma, uma vez que o regulamento do prêmio admite a premiação de escritores que venham a falecer após a inscrição do livro.

Na etapa que se inicia agora, o júri intermediário faz a seleção dos dez finalistas entre os semifinalistas. Por fim, na terceira etapa, o júri final elegerá os três vencedores entre os dez finalistas.

Conheça os semifinalistas do Oceanos 2022 AQUI.

Fonte: Oceanos Expressivos da Língua Portuguesa

Sugestões de Agenda