Nova definição de museu (ICOM)

Saber | Museus
©Museu de Lamego
  • Data

    29.08.22

Com 487 votos a favor (92,4%) e 23 contra (4,36%), a Assembleia Geral Extraordinária do ICOM aprovou a nova definição de museu no âmbito da 26ª Conferência Geral do ICOM, que se realizou no dia 24 de agosto em Praga (República Checa).

Assim, "um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade, que investiga, coleciona, preserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus promovem a diversidade e a sustentabilidade. Atuam e se comunicam de forma ética, profissional e com a participação das comunidades, oferecendo experiências variadas de educação, fruição, reflexão e troca de conhecimentos”.

Esta nova definição encontra-se alinhada com algumas das principais mudanças no papel dos museus, reconhecendo a importância da inclusão, participação da comunidade e sustentabilidade.

Durante a Assembleia Geral Ordinária, Luís Raposo foi eleito para o Conselho Executivo do International Council of Museums - ICOM com 231 votos. Com esta votação, Portugal passa, também, a fazer parte deste organismo.

Com 450 votos, a italiana Emma Nardi foi eleita Presidente do ICOM.

Fonte: ICOM 

Sugestões de Agenda