Livro "Mulheres, Artes e Ditadura"

Saber | Livro
  • Data

    04.08.22

Foi recentemente publicado o livro "Mulheres, Artes e Ditadura. Diálogos Interartísticos e Narrativas da Memória", cujas organizadoras do volume integram o colectivo GAPS – grupo de investigação em Género, Artes e Estudos Pós-coloniais, sediado no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

O presente volume integra uma selecção dos textos apresentados na conferência WOMANART, realizada na Universidade do Minho e visa dar visibilidade à presença e acção de mulheres artistas e escritoras desde a segunda metade do século XX até à contemporaneidade, em Portugal, Brasil e países Africanos de língua portuguesa.

Paralelamente, este volume integra um conjunto de narrativas na primeira pessoa, sob a forma de entrevistas e depoimentos de artistas e escritoras (Ana Luísa Amaral, Vera Duarte, Carmen Dolores, Ana Clara Guerra Marques, Emília Nadal, Irene Buarque, Mónica de Miranda, Ana Vidigal, Susana de Sousa Dias, Maria Clara Escobar), manifestando o "vigor e a pluralidade dos diálogos interartísticos". 

 

Sugestões de Agenda