RTCP contribui para facilitar o acesso à oferta cultural

Saber | Teatro
  • Data

    20.07.22

A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses e respetivo financiamento contribuem para dar estabilidade aos agentes culturais e facilitar o acesso à cultura através da descentralização de espetáculos, disse o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no primeiro encontro da Rede, em Torres Vedras.

Pedro Adão e Silva afirmou que "apoiar a programação confere estabilidade e previsibilidade" aos agentes culturais, contribuindo para a sua autonomia e para combater a precariedade entre os recursos humanos do setor. Para isto, é também essencial o financiamento das autarquias locais.

No primeiro concurso de apoio à programação dos teatros e cineteatros credenciados na RTCP foram abrangidos 39 projetos com um num valor global de 5,1 milhões de euros de financiamento, sendo que 27 dos 39 projetos de programação de equipamentos culturais credenciados pela RTCP já assinaram contratos de apoio financeiro.

O concurso de apoio financeiro aos equipamentos culturais credenciados da RTCP tem um montante anual de seis milhões de euros, entre 2022 e 2025, perfazendo um total de 24 milhões de euros.

A RTCP foi criada para combater assimetrias regionais e para fomentar a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal. Cerca de 80 equipamentos culturais aderiram já à rede, entre auditórios municipais, casas de cultura, teatros e cineteatros, centros culturais e centros de artes.

Fonte: Portugal.gov.pt

Sugestões de Agenda