Renovação do Programa de Cooperação entre Portugal e Cuba

Saber | Cultura
  • Data

    29.07.22

No dia 28 de julho de 2022, na sede do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em Lisboa, decorreu a cerimónia de assinatura do novo Programa de Cooperação entre o Governo da República Portuguesa e o Governo da República de Cuba nos domínios da Língua, Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Juventude e Comunicação Social para o período de 2022 a 2025.

No domínio da Cultura, este Programa estabelece uma cooperação bilateral para divulgação do Programa anual de apoio à tradução e à edição de autores de língua portuguesa no estrangeiro (Linha de Apoio à Tradução e Edição - LATE), uma iniciativa conjunta do Camões, I.P. e da DGLAB. O Programa estabelece ainda o reforço da cooperação nas mais diversas esferas tais como a música, a literatura, o livro, as bibliotecas, os arquivos, o património cultural, o cinema e os audiovisuais. No âmbito ainda da cooperação na esfera da cultura, o Ministério da Cultura de Cuba, através do Instituto Cubano do Livro, manifesta o seu interesse em estimular e fomentar a participação de escritores e editores portugueses na Feira Internacional do Livro de Havana que se realiza, anualmente, no mês de fevereiro.

Já na área da Comunicação Social, os dois países "manifestam vontade de encorajar os contatos diretos entre as entidades que, em Portugal e em Cuba, prosseguem missões de serviço público nas áreas da rádio e televisão, agências noticiosas e formação profissional em jornalismo".

Fonte: Camões, IP

Sugestões de Agenda