Prémios Europa Nostra distinguem sítios portugueses

Saber | Património
  • Data

    05.07.22

O Convento dos Capuchos em Sintra, na categoria Conservação e adaptação a novos usos, e o projeto Museu na Aldeia, na categoria Envolvimento e sensibilização dos cidadãos, foram distinguidos com a atribuição de um dos prémios mais prestigiados da Europa no domínio do património cultural, o Prémio Europa Nostra, financiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Fundado em 1560, o Convento dos Capuchos é um complexo monástico franciscano integrado entre os penedos de granito que dominam a paisagem da floresta primitiva da serra de Sintra, destacando-se pela sua simplicidade e humildade. Foi abandonado em 1834 e atravessou períodos de ausência total de manutenção antes de ser adquirido pelo Estado Português. Em 2000, a sua gestão passou para a Parques de Sintra, uma empresa de capitais exclusivamente públicos criada para salvaguardar e administrar as propriedades do Estado inseridas na paisagem Cultural de Sintra, classificada como Património Mundial pela UNESCO em 1995.

O projeto “Museu na Aldeia”, promovido pela SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos, é um programa cultural que promove a comunhão entre museus e aldeias dos municípios da Rede Cultura: 13 museus emprestaram peças a comunidades isoladas; depois discutiu-se e produziram-se obras de arte com habitantes maiores de 65 anos; finalmente, as criações foram apresentadas nos museus.

A cerimónia de entrega dos Prémios acontecerá a 26 de setembro na recém-restaurada Ópera Estatal de Praga, na República Checa, durante a Cimeira do Património Cultural Europeu 2022, que se realiza em Praga, entre 25 e 27 de setembro, integrando o programa da Presidência Checa do Conselho da União Europeia.

Nessa ocasião, serão também anunciados os galardoados com o Grande Prémio e o vencedor do Prémio da Escolha do Público, selecionado entre os projetos vencedores deste ano. Enquanto vencedor de um dos prémios da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2022, o projeto de restauro do Convento dos Capuchos será candidato ao Prémio da Escolha do Público, cuja votação online decorrerá entre meados de agosto e meados de setembro.

 

Sugestões de Agenda