Portugal país convidado de honra da Feira Internacional do Livro de Lima 2022

Saber | Livro
  • Data

    20.07.22

Portugal é o país convidado de honra da Feira Internacional do Livro de Lima 2022, uma iniciativa da Câmara Peruana do Livro que terá lugar no Parque de los Proceres, entre os dias 22 de julho e 7 de agosto de 2022.

Esta presença é coordenada pela Equipa Interministerial para as Feiras Internacionais do Livro, o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Turismo de Portugal e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em colaboração com a Embaixada de Portugal no Perú.

O mote da representação portuguesa nacional "O fim de uma viagem é apenas o começo de outra", homenageando José Saramago, em ano de comemorações do centenário do nascimento do nobel da Literatura.

A comitiva portuguesa é constituída pelos autores Afonso Cruz, Adélia Cravalho, André Letria, Carla Maia de Almeida, David Machado, José Luís Peixoto, Margarida Vale de Gato, Ana Filomena Amaral, Fernando Évora, Luis Novais, Jerónimo Pizarro e Lauren Mendinueta, todos com obra publicada em espanhol. Integram também a comitiva o cineasta António Pedro Vasconcelos e os músicos Marta Pereira da Costa e Pedro Jóia.

Numa programação paralela à presença de Portugal como país convidado de honra, no dia 22 de julho de 2022, a Universidade Nacional Mayor de São Marcos - fundada em 1551 e hoje a principal Universidade do Peru, sendo a mais antiga do continente americano - atribui o Doutoramento Honoris Causa ao escritor António Lobo Antunes, em reconhecimento da importância e do valor da obra deste escritor português. 

Fonte: MNE

Sugestões de Agenda