Maestrina Oksana Lyniv distinguida com Prémio Helena Vaz da Silva 2022

Saber | Prémios
©Astrid Ackermann
  • Data

    08.07.22

A maestrina Oksana Lyniv, fundadora e diretora artística da Orquestra Sinfónica Juvenil da Ucrânia, foi distinguida com Prémio Helena Vaz da Silva 2022, atribuído pelo Centro Nacional de Cultura (CNC), que instituiu o galardão em 2013.

Oksana Lyniv, de 44 anos, é, atualmente, diretora-geral de Música do Teatro Comunal de Bolonha, em Itália, e diretora artística do Festival Internacional de Música Clássica LivMozArt, que se realiza em Lviv, na Ucrânia.

O júri, ao qual presidiu Maria Calado, presidente do CNC, decidiu também conceder um "reconhecimento especial" à artista sérvia Dijana Milosevic, diretora do DAH Theatre - Centro de Investigação da Cultura e das Transformações Sociais.

O Prémio Helena Vaz da Silva distingue, anualmente, um cidadão europeu cuja carreira se tenha notabilizado por atividades de difusão, defesa e promoção do património cultural da Europa, em particular através de obras literárias ou musicais, reportagens, artigos, crónicas, fotografias, cartoons, documentários, filmes e programas de rádio e/ou televisão.

A cerimónia de atribuição do prémio realiza-se no dia 24 de novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Sugestões de Agenda