Brasil: Portugal país convidado de honra na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Saber | Cultura
©Camões, IP
  • Data

    02.07.22

Portugal é o país Convidado de Honra da 26.ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (BILSP), que decorre entre 2 e 10 de julho, com uma intensa programação literária e cultural nos espaços oficiais da Feira e no Pavilhão.

A participação portuguesa ocorre sob o mote "É Urgente Viver Encantado", frase da autoria de Valter Hugo Mãe, um dos escritores que integra a comitiva de 21 autores de Portugal, de Países Africanos de Língua Portuguesa e de Timor-Leste.

A presença de Portugal como país convidado visa promover os autores portugueses, apoiar a cooperação entre editoras portuguesas e brasileiras, promover áreas adjacentes ao setor do livro, com particular destaque para a indústria gráfica, além de reforçar o conhecimento da cultura literária portuguesa no Brasil e de promover Portugal como destino de múltiplas experiências de turismo literário.

O pavilhão de Portugal, conta com uma área de 500m2, que inclui um auditório, uma livraria com cerca de 380 títulos de 208 autores, espaço multiusos com exposições e a réplica de um elétríco português ("bondinho", no Brasil), além de uma área destinada a programação infantojuvenil.

A sessão de abertura, agendada para o dia 2 de julho de 2022, contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.

A organização da presença portuguesa na BILSP esteve a cargo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), do Turismo de Portugal, da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), em estreita colaboração com a Embaixada de Portugal no Brasil e com o Consulado-Geral de Portugal em São Paulo.

Fonte: Camões, IP

Sugestões de Agenda