Inauguração do Museu do Tesouro Real

Saber | Museus
©Portugal.gov.pt
  • Data

    01.06.22

O Museu do Tesouro Real, situado na ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, é hoje inaugurado pelas 18h00, criando um novo polo de atração de visitantes, no prolongamento da zona de Belém, esperando-se mais de 275 mil visitas anuais.

O acervo único de valor patrimonial inestimável exposto no Museu do Tesouro Real é constituído por raras e valiosas joias, insígnias e condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa, sendo que a exposição permanente do Museu do Tesouro Real foi pensada em 11 núcleos, numa abordagem aprofundada sobre a origem e percurso das peças que as compõem. 

O espólio do Museu do Tesouro Real está instalado numa das maiores caixas-fortes do mundo, com três pisos, munida com sofisticados equipamentos de segurança e videovigilância.

A execução do projeto foi da responsabilidade da Associação Turismo de Lisboa, por incumbência da Câmara Municipal de Lisboa, com o acompanhamento da Direção Geral do Património Cultural.

A gestão científica do Museu é da responsabilidade do Palácio Nacional da Ajuda sendo que a gestão operacional e turística ficou a cargo da Associação Turismo de Lisboa. 

A cerimónia de inauguração contará com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do primeiro-ministro, António Costa, do autarca de Lisboa, Carlos Moedas, do ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e do presidente adjunto da Associação Turismo de Lisboa, José Luís Arnaut.

Assista, aqui, ao vídeo promocional.

Fonte: Portugal.gov.pt

Sugestões de Agenda