Europa financia investigação sobre democracia, arte e cultura em Portugal

Saber | Apoios
  • Data

    03.03.22

No âmbito do Horizonte Europa, a Comissão Europeia atribuiu 3.8 milhões de euros a instituições portuguesas para realizarem 9 projetos colaborativos de investigação e inovação nas áreas da cultura, criatividade e sociedade inclusiva.

O montante atribuído, no âmbito do Cluster 2 do Horizonte Europa: Cultura, Criatividade e Sociedade Inclusiva, servirá para estudar e desenvolver temas relacionados com o impacto das plataformas digitais nas instituições e democracias europeias, a inovação do setor cultural e criativo, a educação e inclusão social e digital, a transformação das cadeias de abastecimento e o seu impacto social, e o estudo da China contemporânea.

Participam nestes 9 projetos um total de 16 entidades nacionais. Quatro destas entidades – Coliseu do Porto, Fórum Dança – Associação Cultural, FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica e Medidata.net – Sistemas de Informação para Autarquias – estrearam-se na captação de financiamento no programa-quadro europeu de I&I.

Nos concursos da área do Património Cultural e Indústrias Culturais e Criativas, receberam financiamento o Coliseu do Porto, o FITEI e o Forum Dança, sendo participantes no projeto “PREMIERE – Performing arts in a new era: AI and XR tools for better understanding, preservation, enjoyment and accessibility”. Este projeto é coordenado pela instituição grega ATHINA (Centro de Investigação e Inovação em Tecnologias da Informação ATHENA), e conta ainda com outro participante português, a empresa Medidata - Sistemas de Informação Para Autarquias. O consórcio do projeto inclui 12 entidades, oriundas de 6 países - das quais quatro são portuguesas.

Na área das Transformações Sociais e Económicas, o Centro Científico e Cultural de Macau recebeu financiamento no âmbito do projeto “ReConnect China: generating independent knowledge for a resilient future with China for Europe and its citizens”. Este projeto é coordenado pela Universidade de Gent, na Bélgica. O consórcio inclui 15 entidades oriundas da 11 países.

Refira-se ainda o projeto “In Situ - Inovação baseada na localização de indústrias culturais e criativas em áreas não urbanas”, que irá estudar as práticas, capacidades e potencial inovador das indústrias culturais e criativas em zonas não urbanas, e que é o único coordenado por uma instituição portuguesa. O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra lidera o consórcio que inclui 13 participantes oriundos de 12 países.

Estes concursos são altamente competitivos, tendo sido selecionados 49 projetos de um total de 364 candidaturas.

O Horizonte Europa é um dos maiores programas de financiamento público para a investigação e inovação em todo o mundo, com um orçamento total de 95.5 mil milhões de euros, e estará em vigor de 2021 a 2027. Pela primeira vez, um programa-quadro inclui um cluster dedicado à área da Cultura. Em Portugal, a entidade responsável pela promoção de oportunidades no âmbito deste programa é a Agência Nacional de Inovação.

Sugestões de Agenda