Análise Social - Leitura de livros em Portugal e na Europa

Saber | Livro
©Ana Paula Feriani
  • Data

    31.03.22

Foi publicado, na revista Análise Social, o artigo "Leitura de livros em Portugal e na Europa: Tendências recentes numa perspetiva comparada", de autoria de Miguel Ângelo Lopes, José Soares Neves e Patrícia Ávila publicado na revista Análise Social.

​Este artigo pretende trazer novos contributos para a análise sociológica da leitura de livros em Portugal, com recurso a dados do Eurobarómetro (2007, 2013) e do IEFA (2007, 2011 e 2016), de modo a "situar Portugal no contexto da UE" e, posteriormente, aprofundar a análise da evolução das práticas de leitura de livros no país.

Os resultados revelam que "Portugal apresenta uma das mais baixas taxas no quadro europeu, a qual se inscreve numa evidente tendência de decréscimo, invertendo-se assim o crescimento que vinha sendo assinalado em estudos anteriores. Conclui-se, ainda, que esse decréscimo atinge sobretudo a população mais jovem e com escolaridade elevada, o que evidencia diferenças entre as várias coortes geracionais que importa continuar a acompanhar em futuras pesquisas".

A revista Análise Social é uma edição trimestral do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, tratando-se da mais antiga revista multidisciplinar de ciências sociais em Portugal.

Consulte, aqui, o artigo.

Sugestões de Agenda