Inquérito às práticas culturais dos portugueses - Gulbenkian

Saber | Cultura
  • Data

    16.02.22

Foi apresentado e divulgado, para consulta online, os resultados do Inquérito às práticas culturais dos portugueses, realizado pelo Instituto de Ciências Sociais, e encomendado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este estudo reúne informação socialmente relevante e estatisticamente representativa da população residente em Portugal, regiões autónomas incluídas, com 15 ou mais anos de idade. 

Segundo o inquérito "A ida ao cinema", com uma resposta positiva de 41% dos inquiridos, foi a atividade cultural com maior taxa de participação dos portugueses, nos 12 meses anteriores ao início da pandemia, o mesmo período que mobilizou 38% os festivais ou festas locais e, 24%, para concertos de música ao vivo. Cerca de 30% disse ter visitado museus e monumentos. A ida ao teatro é admitida por apenas 13% dos inquiridos. Nos hábitos de leitura, o inquérito revelou que 61% dos inquiridos não leram um único livro em papel, nos 12 meses anteriores ao inquérito.

O estudo, coordenado por José Machado Pais, Pedro Magalhães e Miguel Lobo Antunes, teve uma equipa ainda composta pelos investigadores Emanuel Cameira, Jorge Rodrigues da Silva, Rui Telmo Gomes, Teresa Duarte Martinho, Tiago Lapa e Vera Borges, e visa divulgar junto dos decisores políticos, instituições culturais, gestores e artistas uma "informação precisa para se compreender as práticas culturais dos portugueses".

Consulte aqui os resultados deste Estudo.

Fonte: Gulbenkian

 

 

Sugestões de Agenda