Inauguração do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte em Abrantes

Saber | Museus
  • Data

    09.12.21

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, marcou presença na cerimónia de inauguração do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte em Abrantes - MIAA, que representou um investimento de 6,3 milhões de euros (ME).

O MIAA, que decorre da requalificação do Convento de S. Domingos através de um projeto do arquiteto Carrilho da Graça, ocupa todos os espaços disponíveis dos dois pisos do antigo convento com áreas de exposições, permanentes e temporárias, e parte da coleção de arqueologia e arte municipal, o espólio de pintura contemporânea da pintora Maria Lucília Moita e a coleção arqueológica Estrada, propriedade da Fundação Ernesto Lourenço Estrada, Filhos.

No total são cerca de cinco mil as peças recolhidas, no que foi o antigo território da Lusitânia, que integram as coleções da Fundação Estrada, das quais 537 estão selecionadas para exposição pública, por entre ourivesaria ibérica, armaria e arte sacra dos séculos XVI a XVIII, bem como coleções de numismática, arquitetura romana, medieval e moderna, e uma exposição de arqueologia e história local.

Saber mais: MIAA

Sugestões de Agenda