DRCN vai digitalizar o arquivo documental

Saber | Arquivo
  • Data

    02.12.21

A Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) deu início à execução da Operação Arquiv@ & Bibliotec@, com o objetivo de permitir a disponibilização ao público de imagens e fotografias relativas a património arquitetónico e arqueológico, peças desenhadas e escritas, num universo de cerca de 220.000 registos.

O projeto Arquiv@ & Bibliotec@ consiste no desenvolvimento e implementação de Sistemas de Gestão Documental associados ao Arquivo e Bibliotecas da DRCN, de forma a tornar público fotografias, peças escritas e desenhadas, assim como acesso a base de dados do espólio atual de obras bibliográficas, garantindo a adesão a redes como Rede Portuguesa de Arquivos (RPA), PORBASE – Base Nacional de Dados Bibliográficos, Registo Nacional de Objectos Digitais (RNOD) e Europeana. Está ainda previsto o desenvolvimento da App Cam@Work para a captura e catalogação automática de fotografias por via da automatização robotizada de processos (RPA).

O Sistema Integrado de Gestão Documental de Bibliotecas pretende garantir a disponibilização pública de uma base de dados do espolio atual que contem as várias obras bibliográficas, por cada biblioteca da DRCN.

A Operação Arquiv@ & Bibliotec@ está orçada em 588.234,08 Euros, sendo cofinanciada pelo Programa Operacional Norte 2020, através do Fundo Social Europeu.

Fonte: DRCN

Sugestões de Agenda