Assinatura de contratos PRR em Mafra

Saber | Cultura
@twitter.com/cultura_pt
  • Data

    06.12.21

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, deslocaram-se, no passado dia 3 de dezembro, ao concelho Mafra, onde participam nas cerimónias de assinatura dos contratos interadministrativos de cooperação para as intervenções previstas no Palácio Nacional de Mafra.

As intervenções contemplam a instalação do Museu Nacional da Música, assim como obras de reabilitação do monumento e serão efetuadas ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

O Plano de Recuperação e Resiliência compreende uma componente exclusivamente dedicada à Cultura, com um valor global que ascende aos 243 milhões de euros. Deste investimento, 150 milhões de euros destinam-se à valorização, salvaguarda e dinamização do Património Cultural e 93 milhões de euros serão afetos à Transição Digital das Redes Culturais para a modernização tecnológica e digitalização de artes, literatura e património. Estes investimentos vão salvaguardar e valorizar o património cultural e natural, promover o emprego e a atração de novos públicos, fortalecendo as redes no território.

A outra intervenção no Palácio Nacional de Mafra tem como objetivo a instalação definitiva do Museu Nacional da Música, num investimento superior a 3,2 milhões de euros e cujas obras deverão arrancar já no início de 2022 e estar terminadas no primeiro trimestre de 2023.

Em estreita articulação estratégica, o Município de Mafra deverá receber a instalação do Arquivo Nacional do Som. Assim, será igualmente assinado um protocolo de colaboração entre o Município e o Ministério da Cultura, através da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Este protocolo prevê que o Município disponibilize um imóvel para a instalação do Arquivo, bem como execute o programa preliminar e o projeto de arquitetura, num trabalho concertado com a Equipa de Instalação do Arquivo Nacional do Som e com a DGLAB. Esta decisão permitirá salvaguardar, preservar e divulgar a totalidade do património sonoro nacional, numa lógica colaborativa entre as entidades públicas e privadas.

Fonte: Gabinete Ministra da Cultura

Sugestões de Agenda