Prémio da União Europeia para a Literatura

Saber | Prémios
  • Data

    09.11.21

No dia 9 de novembro decorrerá a Cerimónia de Entrega do Prémio da União Europeia para a Literatura 2021 que irá celebrar os 13 laureados deste ano.

Os premiados são Tom Kuka (Albania), Aram Pachyan (Arménia), Georgi Bardarov (Bulgária), Lucie Faulerová (República Checa), Sigrún Pálsdóttir (Islândia), Laura Vinogradova (Letónia), Lara Calleja (Malta), Gerda Blees (Holanda), Frederico Pedreira (Portugal), Dejan Tiago Stanković (Sérvia), Anja Mugerli (Eslovénia), Maxim Grigoriev (Suécia), e Amine Al Ghozzi (Tunísia).

Todos os anos é disponibilizada gratuitamente uma antologia que reúne os autores laureados das diferentes edições do Prémio da União Europeia para a Literatura. Em 2021 o laureado português foi Frederico Pedreira com a "Lição do Sonâmbulo" da editora "Companhias das Ilhas". 

O Prémio da União Europeia para a Literatura é atribuído regularmente, desde 2009, a escritores de ficção emergentes, oriundos dos 41 países que integram o Programa Europa Criativa, merecendo o apoio financeiro deste programa. 

Saber mais: Europa Criativa

Veja Também