Cerimónias no Centro Expositivo - Fortaleza de Sagres e em Aljezur

Saber | Cultura
©twitter.com/cultura_pt
  • Data

    29.11.21

No dia 26 de novembro, a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, deslocaram-se aos concelhos de Vila do Bispo e Aljezur, para a cerimónia de colocação da primeira peça do Centro Expositivo, na Fortaleza de Sagres, e a assinatura do Plano de Ação Plurianual para a implementação e gestão do centro interpretativo do Ribat da Arrifana, em Aljezur.

Com abertura prevista para o início de 2022, o Centro Expositivo será um pólo museográfico que irá proporcionar aos diversos públicos uma reflexão sobre o valor singular deste território, desde a Antiguidade aos nossos dias, relacionando-o com as Viagens de Exploração Oceânica e com a figura do Infante D. Henrique. A exposição, dedicada às “Viagens”, permitirá uma experiência interativa com a relevância do Promontório de Sagres como a primeira experiência de globalização no Mundo. A empreitada, que ascende a cerca de 1,5 milhões de euros, está na fase da construção da cenografia.

No Salão Nobre da Câmara Municipal de Aljezur, foi assinado o Plano de Ação Plurianual para a implementação e gestão do centro interpretativo do Ribat da Arrifana, na sequência do protocolo já assinado, em 2019, entre o Ministério da Cultura, o Município de Aljezur, a Universidade Nova de Lisboa e o Fundo Aga Khan para a Cultura, que estabeleceu os princípios para a implementação de uma parceria estratégica para efeitos da investigação, da preservação, do desenvolvimento e da divulgação do sítio arqueológico.

Fonte: Gabinete Ministra da Cultura

Veja Também