Candidaturas Abertas aos Prémios Europeus do Património

Saber | Prémios
  • Data

    22.11.21

Estão abertas as candidaturas para o mais prestigiado galardão europeu no domínio do património "Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra".

Os Prémios identificam e promovem as melhores práticas na conservação e valorização do património cultural, tangível e intangível, estimulam o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos em toda a Europa, aumentam a sensibilização do público e a apreciação do património cultural europeu e encorajam mais iniciativas exemplares através do poder do exemplo.

Em 2022, os Prémios serão atribuídos em cinco categorias:

- Conservação e Reutilização Adaptativa
- Investigação
- Educação, Formação e Aptidões
- Envolvimento dos Cidadãos & Sensibilização
- Campeões do Património

Este ano, serão premiados até 30 projetos de toda a Europa, sendo que destes quatro receberão o Grande Prémio – no valor de 10 mil euros cada – e a um será atribuído o Prémio do Público, escolhido através de votação online realizada pela Europa Nostra, a principal organização europeia de defesa do património.

Os Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra foram lançados em 2002 pela Comissão Europeia e têm sido geridos pela Europa Nostra, sendo apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Fonte: Europa Criativa

 

Sugestões de Agenda