Assinatura Contratos PRR - Beja

Saber | Apoios
©twitter.com/cultura_pt
  • Data

    25.11.21

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, participaram no dia 24 de novembro, em Beja, na cerimónia de assinatura do contrato para a realização da empreitada de valorização e conservação do Convento de Nossa Senhora da Conceição - Museu Rainha Dona Leonor.

A intervenção global, que ascende a 1,7 milhões de euros, deverá arrancar já no início de 2022, com um prazo de execução de 18 meses. O financiamento é assegurado por fundos comunitários do Programa Operacional regional, no âmbito de candidatura apresentada ao Alentejo 2020, pela Associação Portas do Território, na sequência de uma parceria constituída entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), a Associação Portas do Território e a Câmara Municipal de Beja.

A esta intervenção junta-se uma outra, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento complementar de mais 2,8 milhões de euros. Estas obras, que terão início no primeiro trimestre de 2023 e deverão estar concluídas no final do ano seguinte.

Em síntese, só nos próximos três anos, entre 2022 e 2024, serão investidos mais de 4, 5 milhões de euros neste monumento nacional e emblemático do Alentejo.

O Convento de Nossa Senhora da Conceição pertence ao Estado Português e encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1922. O Museu Regional de Beja, instalado no Convento, integra desde dezembro de 2019 a Direção Regional de Cultura do Alentejo, sendo, assim, o mais recente museu do Ministério da Cultura.

Fonte: Gabinete Ministra da Cultura

Veja Também