Laboratório de Cinema da Torre no Porto

Saber | Cinema
©Filipa Brito/Porto.pt
  • Data

    25.10.21

A cidade do Porto irá receber, em breve, o projeto Laboratório de Cinema da Torre, que ficará localizado num edifício que é propriedade do Município.

O Laboratório terá como enfoque a prática, experimentação, produção e formação no âmbito dos formatos analógicos de cinema, nomeadamente a película em formato Super-8, 16mm e 35mm”. 

Este projeto "pretende garantir a fomentação de uma massa crítica e criativa especializada nos meios analógicos cinematográficos, através da disponibilização de um espaço de produção, criação e exibição, e facultando conhecimento técnico, ferramentas, faculdades pedagógicas e infraestruturas". 

O modelo de funcionamento do projeto procurará ajustar-se às necessidades dos vários públicos-alvo, desde realizadores, artistas e técnicos, até aos estudantes e amadores, seja em regime atelier para associados com conhecimento já adquirido no laboratório de cinema; em regime de laboratório aberto para uso público ou através da criação de programas de formação, intercâmbios, prestação de serviços, estágios, e também residências artísticas.

A Câmara do Porto concedeu um apoio no valor de 30 mil euros a este projeto, cabendo à Laia – Cooperativa Cultural promover as necessárias obras de reabilitação e adaptação do imóvel.

Fonte: CMPorto

Sugestões de Agenda