Novas oportunidades financiamento Nova Bauhaus Europeia

Saber | Outros
  • Data

    30.09.21

Já arrancou a segunda fase da Nova Bauhaus Europeia, uma iniciativa da Comissão Europeia que visa colocar a cultura e a criatividade no centro do Pacto Ecológico Europeu, assente em três valores: sustentabilidade ambiental, estética e inclusão.

Após uma fase inicial, no primeiro semestre de 2021, em que foram pedidos pela Comissão Europeia contributos a designers, arquitetos, artistas e cientistas de todos os países, para o co-design desta iniciativa, segue-se uma fase de realização, que começará pela implementação de projetos-piloto, um pouco por toda a Europa.

Para esta fase, estão previstos apoios comunitários na ordem dos 85 milhões de euros, provenientes do novo programa-quadro Horizonte Europa, do programa LIFE para o ambiente e a ação climática e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

As “calls” mais significativas serão abertas a partir de setembro de 2021. Destaca-se um pacote de 35 milhões de euros destinados a financiar “projetos de demonstração” (lighthouse demonstrators), que sejam exemplares do ponto de vista do desenvolvimento sustentável e incorporem os valores da NBE.

Entre outras iniciativas de divulgação da NBE por parte da Comissão Europeia incluem-se a criação de um think tank da Nova Bauhaus Europeia (NEB Lab), o lançamento de um selo de excelência Nova Bauhaus Europeia e a criação do Festival da Nova Bauhaus Europeia, cuja primeira edição terá lugar na primavera de 2022.

A Comissão Europeia convidará ainda os Estados-Membros a integrar os valores fundamentais da NBE nas estratégias de desenvolvimento territorial e socioeconómico, nomeadamente no âmbito dos planos de recuperação e resiliência e nos programas relacionados com política de coesão territorial.

Saber mais: Nova Bauhaus Europeia

Fonte: NBE

Sugestões de Agenda