Arranque da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses

Saber | Apoios
ⓒ Sebastian Gößl
  • Data

    24.08.21

Já é conhecida a primeira lista de teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais que vão a integrar a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Estas primeiras 50 entidades artísticas, representativas do território nacional (18 das quais em territórios de baixa densidade), têm, a partir de agora, a possibilidade de se candidatarem ao concurso de apoio à programação da RTCP, de acordo com a Portaria nº. 106/2021, de 25 de Maio, e que abrirá no início de Outubro.

A RTCP é composta por equipamentos culturais que aderiram de forma voluntária e sob o compromisso de cooperarem entre si, permitindo incentivar a circulação de obras artísticas em território nacional, o aumento do número de coproduções entre entidades, bem como a valorização e qualificação de recursos humanos especializados. Representa um importante instrumento no desenvolvimento de políticas culturais, tendo como objetivo atenuar as assimetrias regionais e promover a coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal.

Em breve, será divulgada uma segunda e última lista de equipamentos credenciados nesta fase de arranque da Rede, que também poderão concorrer ao referido concurso.

Saber mais: DGArtes.

Veja Também