Programa Europa Criativa reforçado em mais 1,1 mil milhões euros

Saber | Apoios
©João Bica/Portugal.gov.pt
  • Data

    18.06.21

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, presidiu à abertura da Conferência de lançamento do programa Europa Criativa, destinado a apoiar setores culturais e criativos, no período 2021-2027.

O Programa conta com mais 1,1 mil milhões de euros, em relação aos 1,4 mil milhões do quadro financeiro anterior (2014-2020), tendo a Ministra da Cultura destacado, na sua intervenção, o impacto da pandemia no setor - um dos mais afetados pela crise - e mostrado confiança no programa Europa Criativa, na afirmação da Cultura como "forte alicerce europeu" e "eixo estratégico na recuperação europeia". 

O programa Europa Criativa visa garantir a salvaguarda a promoção da diversidade cultural e linguística europeias e reforçar a competitividade dos setores cultural e criativo, para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

A dotação de 2,44 mil milhões de euros do programa destina 58 % ao subprograma Media, 33% à vertente Cultura e 9% para a área Transetorial, de cruzamento de setores, que também inclui uma alínea de apoio aos «media noticiosos».

O apoio aos setores da música, o aumento de margens de financiamento para projetos de pequena escala e um «foco na inclusão», nomeadamente de refugiados, e na «promoção do talento feminino» são outros novos vetores destacados entre as novidades do programa.

Fonte: Portugal.gov.pt

Saber mais: Europa Criativa

 

Sugestões de Agenda