MARIA DO MAR REGRESSA AO SÃO LUIZ

Saber | Cinema
©Cinemateca Portuguesa
  • Data

    31.05.21

No dia 12 de junho haverá sessão-concerto alusivo ao filme Maria do Mar no São Luiz Teatro Municipal, no âmbito do programa A Season of Classic Films, financiado pelo Programa Europa Criativa e coordenado pela ACE (Association des Cinémathèques Européennes).

Estreado a 20 de maio de 1930 no São Luiz, MARIA DO MAR, de Leitão de Barros é um dos expoentes do cinema mudo português, símbolo de mestria na construção de uma narrativa que encontra no feudo entre duas famílias uma história de amor que vai para lá do drama da faina dos pescadores da Nazaré.

Em 2000, este foi o primeiro trabalho feito no laboratório de restauro da Cinemateca, o ANIM - Arquivo Nacional das Imagens em Movimento), então numa cópia em película.

MARIA DO MAR foi também escolhido para marcar o início das atividades públicas do programa FILMar, que terá uma continuidade regular a partir de 30 de setembro.

Este programa, financiado no quadro dos EEAGrants, permitirá à Cinemateca digitalizar dez mil minutos de cinema português de temáticas relacionadas com o mar, em diálogo com o Norsk Filminstitutt, entidade congénere da Cinemateca Portuguesa na Noruega.

 

Fonte: Cinemateca Portuguesa

Sugestões de Agenda