CARTA DO PORTO SANTO

Saber | Cultura
  • Data

    10.05.21

Já se encontra disponível, para consulta online, o documento de orientação, nas áreas da Cultura e Educação, a Carta do Porto Santo “A cultura e a promoção da democracia: para uma cidadania cultural europeia".

No contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e decurso da realização da conferência “Da democratização à democracia cultural: repensar instituições e práticas”, realizada em Porto Santo, nos dias 27 e 28 de abril de 2021, foi apresentada a Carta do Porto Santo.

A Conferência do Porto Santo propõe esta carta que se destina a decisores políticos europeus, organizações culturais e educativas e aos cidadãos europeus, como um mapa orientador dos princípios, das políticas, dos discursos e das práticas culturais e educativas, para aplicar e desenvolver um novo paradigma, o de democracia cultural na Europa. 

O presente documento apresenta várias propostas dirigidas aos diferentes agentes do ecossistema cultural com 16 recomendações dirigidas aos decisores políticos, 14 recomendações dirigidas às organizações culturais e educativas e 8 recomendações dirigidas aos cidadãos.

Consulte, aqui, a Carta do Porto Santo (versão portuguesa), e consulte, aqui, a Carta do Porto Santo (versão em castelhano).

Fonte: DRCC

Sugestões de Agenda