Governo cria Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura

Saber | Cultura
©João Bica/Portugal.gov.pt
  • Data

    23.04.21

No dia 22 de abril decorreu, no Palácio Nacional de Mafra, a reunião do Conselho de Ministros exclusivamente dedicada ao setor da Cultura.

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, destacou em Conferência de Imprensa a aprovação na generalidade do decreto-lei que cria o Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, "É uma reivindicação antiga do setor, mas não só. É uma reivindicação de todo o País porque representa uma verdadeira política de Estado para a Cultura e para os seus profissionais. É, por isso, um dia histórico". 

O comunicado do Conselho de Ministros refere que "uma visão estratégica para a Cultura constitui um elemento essencial para a democracia e para o futuro do País» e que o conjunto de diplomas aprovados «reforçam a prioridade dada pelo Governo ao setor cultural e artístico, valorizando os profissionais que compõem o setor e o património artístico e cultural português".

Graça Fonseca realçou que estes diplomas incentivam "ainda mais a atividade criadora, permitindo que os portugueses usufruam ainda mais de uma Cultura de qualidade em todo o País", afirmando ainda que "o conjunto de diplomas abarca todas as áreas artísticas e culturais: património cultural, artes performativas e visuais, cinema e audiovisual, o livro e a língua portuguesa. Representam uma visão integrada, positiva, construtiva e estruturada para o setor, uma visão de futuro para a cultura em Portugal".

Saber mais: Portugal.gov.pt

Fonte: Portugal.gov.pt

 

Sugestões de Agenda