Ciclo de Cinema "Os mares da Europa" - Cinemateca Portuguesa

Saber | Cinema
©As Ilhas Encantadas. CPMC
  • Data

    19.04.21

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, presidirá, hoje, à sessão de abertura do ciclo de cinema “Os mares da Europa”, na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, no âmbito do Programa Cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

"O mar como tema e figura no cinema é algo tão antigo como o próprio cinema. Basta lembrar que, entre os filmes da primeira sessão pública do cinematógrafo Lumière, fez parte BAIGNADE EN MER e que as primeiras imagens em movimento que se conhecem filmadas em Portugal são do filme A BOCA DO INFERNO EM CASCAIS (esses dois filmes, juntamente com FINIS TERRAE, de Jean Epstein, deram o sinal de partida deste Ciclo na sessão de antecipação em abril). De então até agora, milhares de filmes tomaram o mar como assunto, como cenário principal ou como elemento simbólico determinante para as suas escolhas narrativas e formais".

O presente programa Os Mares da Europa foca a presença do mar no cinema europeu, de Portugal à Europa de Leste, do cinema mudo ao cinema contemporâneo. "Um programa que dá conta de como a temática marítima alimentou de forma profunda muita da melhor ficção e do melhor documentário europeu, servindo tanto como centro dessas narrativas como de elemento plástico e poético inextricável dessas obras. A diversidade da geografia e da história de cada país europeu assume nas distintas relações com o mar (entendido de forma lata, do Atlântico ao Mar do Norte, Mediterrâneo, etc.) um conjunto de aspetos particulares que o Ciclo irá iluminar através de visões cinematográficas muito fortes que sejam capazes de dar a ver a importância dessa paisagem natural e dos seus usos culturais, sociais e económicos específicos".


Saber mais: CPMC

Fonte: Cinemateca Portuguesa

 

Sugestões de Agenda