“CANDELABRO ASM - Aristides de Sousa Mendes: o Exílio pela Vida” - PPUE

Saber | Exposições
  • Data

    21.04.21

“CANDELABRO ASM - Aristides de Sousa Mendes: o Exílio pela Vida” é a primeira exposição internacional do Museu Nacional Resistência e Liberdade (MNRL), e que chega a Portugal na sequência uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a Sousa Mendes Foundation, de Nova Iorque e o Comité Sousa Mendes, de Bordéus.

Esta homenagem, no âmbito da programação cultural da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, tem a particularidade de unir pessoas e vontades de cinco países - Portugal, França, Alemanha, EUA e Canadá – em torno do justo reconhecimento de um resistente e de um herói.

Constituindo uma evocação do legado de Aristides de Sousa Mendes, tanto artística como documental, a exposição “Candelabro ASM” está assim em linha com a missão assumida pelo MNRL enquanto Museu de Memória, vocacionado para a disseminação dos valores e princípios de Cidadania, dos Direitos Humanos e da Liberdade.

A exposição abre ao público no dia 27 de abril, data em que se comemora a libertação, em 1974, dos presos políticos da antiga cadeia na Fortaleza de Peniche. 

Saber mais: DGPC

Fonte: DGPC

Sugestões de Agenda