Marca do Património Europeu 2021 - “Linhas de Torres Vedras”

Saber | Património
  • Data

    08.02.21

A candidatura das Linhas de Torres Vedras foi selecionada pelo júri nacional de pré-seleção dos sítios para atribuição da Marca do Património Europeu 2021.

O júri considerou unanimemente que a candidatura apresentada pela Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, se destacou das restantes candidaturas apresentadas, correspondendo de forma muito positiva a todos os critérios para seleção da MPE.

Para além das Linhas de Torres Vedras foram apresentadas as candidaturas “Palácio Nacional de Mafra”, “Conjunto Patrimonial do Bussaco”, “Abrigo do Lagar Velho/Menino do Lapedo-Vale do Lapedo”, “Lugares de Paz” (transnacional) e “Fajã da Ovelha – Diversidade Patrimonial”.

A Marca do Património Europeu (MPE) é uma iniciativa da União Europeia estabelecida em 2011, no âmbito da qual foram já designados 48 sítios, entre os quais 4 em Portugal: Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte (1867), Promontório de Sagres e Património Cultural Subaquático dos Açores.

Nos termos do regulamento “Os objetivos gerais da Marca do Património Europeu (MPE) consistem em reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos cidadãos europeus, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural europeus, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural. Para isso, esta designação procura realçar o valor simbólico e melhorar a visibilidade de sítios que tenham desempenhado um papel significativo na história e na cultura da Europa e/ou na construção da União Europeia.”

Após esta pré-seleção a nível nacional, as candidaturas serão avaliadas por um painel de peritos europeus, que elabora um relatório de apreciação sobre as pré-candidaturas, remetendo para a Comissão Europeia a recomendação dos sítios a atribuir a MPE.

Saber mais: Marca do Património Europeu

Sugestões de Agenda