Teresa Ribeiro Representante para a Liberdade dos Media da OSCE

Saber | Outros
  • Data

    09.12.20

Teresa Ribeiro, atual Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, foi designada como Representante para a Liberdade dos Media da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE).

A nomeação de Teresa Ribeiro atesta a contribuição de Portugal e da sua política externa para a defesa e promoção da cooperação internacional e do multilateralismo, sendo a primeira vez que um nacional português ocupa um dos cargos de topo da OSCE.

Estabelecido em 1997, na sequência da Cimeira de Lisboa da OSCE, o cargo de Representante para Liberdade dos Media, reflete a importância fulcral atribuída à liberdade de expressão e à independência, pluralismo e liberdade dos meios de comunicação social enquanto pilares de sociedades democráticas, alicerçadas nos direitos humanos e no Estado de Direito.

A OSCE, composta por 57 Estados participantes, é a maior organização regional de segurança do mundo e baseia-se num conceito abrangente de segurança, englobando as dimensões político-militar, económico-ambiental e humana.

Fonte: Camões, IP

Veja Também